Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 T ai Criando a base De um Jogo RPG

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
FullRaptor
Moderador
Moderador
FullRaptor


Número de Mensagens : 33
Idade : 29
Localização : Na minha casinha de paia
Membro nº : 22
Gold : 1600
Alerta :
T ai Criando a base De um Jogo RPG Left_bar_bleue0 / 1000 / 100T ai Criando a base De um Jogo RPG Right_bar_bleue

Data de inscrição : 06/06/2008

Personagem
Nome: FullRaptor
Classe:
Level: 1

T ai Criando a base De um Jogo RPG Empty
MensagemAssunto: T ai Criando a base De um Jogo RPG   T ai Criando a base De um Jogo RPG EmptySáb Jun 07, 2008 3:17 pm

Ai galerinha agora que vc ja sabe como usar o RPG Maker VX vou falar como começar a base de um jogo.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Ai comecem com isso dps vou colocando outras dicas para complementar este tuto.


Só o básico: criação de roteiros, tema e uma história. Fácil, mas de longe, o mais importante.
Por onde começar?
Pelo nome talvez? Não, pelo tema. Abra o word e escreve um tema para o seu jogo. Para elaborar um tema faça à você mesmo essas perguntas:

Qual o tempo, e nível tecnológico do jogo?
Seu jogo vai ser medieval ou futurista? mesmo um jogo medieval pode conter Pistolinhas antigas, decida isso e parta para a próxima pergunta;

Como a Magia vai agir sobre um mundo?
No seu mundo, a magia existe? Se existe, como ela afeta a sociedade? Ela vai ser restrita ou qualquer um pode aprende-la? Pense nisso;

Que clichês vou usar?
Nem todo jogo precisa de um clichê, mas eles sempre estão por aí. Uma espada mágica, a procura de cristais mágicos, a procura do escolhido, etc;

O Herói fala?
Isso você não precisa escrever no tema, mas é uma questão importante a decidir, um exemplo de herói mudo é o Chrono, ele não fala, mas os outros personagens falam por ele.

Decidiu? Escreva o seu tema, importante: o tema não é a história do seu jogo, e nem a história do mundo que se passa, o tema são linhas curtas que falam do que o seu jogo se trata por exemplo.

Exemplo:
Tema - Uma aventura medieval que conta a históra de Jujuba que tem que coletar as pedras mágicas de Barilosh antes que o mundo entre em total caos.

História - O seu jogo não começa aqui
A história não é o que vai se passar no seu jogo, ela é a história do seu mundo. O que se passa pelo seu mundo, a história é geralmente ignorada por makers novatos, um erro terrível. Para elaborar a históra, se baseie no seu tema mas coloque detalhes.

Quem manda no mundo?
Todo mundo precisa de líderes, até cenários cyber punk tem sua elite. Estabele-ça os personagens que governam o mundo. Eles não precisam aparecer no seu jogo, mas ele afetam o mundo em que o personagem se passa.

Quais são as classes sociais?
Em outras palavras, quem vai ser rico, quem vai ser pobre, aproveite e decida de exisitirá conflito entre nações, ou entre grupos diferentes.

A história pode ser grande, ou pequena, depende do jogo que você pretende criar, alguns jogos tem muitos detalhes, outros são simples. Você decide.

Exemplo:
No ano de 1245, o mundo passa pela décima dinastia da familia Jujubão, o rei Peruíba II mostra ser infantil e mimado, então deixa seu trabalho para seus conselheiros da corte, os conselheiros porém mutuamente decidem armar um plano contra o Rei. Para fora do Reino, existem pequenos vilarejos sem lei, onde assassinos e bandidos andam à solta.

Heróis - Eles precisam de conteúdo!
Cara, como eu odeio jogar um jogo onde os personagens principais são meros justiceiros sem sentidos. Seu herói precisa de uma história, geralmente os makers dão histórias bem simplórias como "Ele perdeu os pais e vive sozinho andando pelo mundo". É viável, mas eu recomendo você colocar detalhes.

Onde ele nasceu?
É importante saber aonde o herói nasceu, mas isso é opcional, nem todos heróis do seu jogo precisam ter vindo de algum lugar. (lol)

Quem são seus pais, e onde eles estão?
Se não estão mortos, provavelmente o herói fugiu de casa. Ou estão vivos? Sei la, você decide.

Qual sua personalidade?
Ele é um bobão? Ou um agente do mal procurando vingança? Lembre-se que sua personalidade vai acopanhá-lo o jogo inteiro.

Qual seus objetivos?
Todo mundo tem um ojetivo em mente, vários jogos famosos erram aqui. Pelo menos eu acho muito feio quando o herói diz " Vamos Salvar o mundo porque é a coisa certa a se fazer! " (Tidus - FFX), ta certo que ele é energético, mas alguma coisa tem que motivar o herói.

Exemplo:
Jujuba da Silva - Nasceu em Tróislandia, seus pais eram camponeses, quando tinha 12 anos seu pai foi convocado pelo reino para participar da guerra. Dois anos depois ele voltou, mas tinha perdido as pernas, incapacitado de andar, Jujuba teve que começar a trabalhar muito cedo, trabalhando como lenhador Jujuba conheceu Clóvis, Clóvis diz à Jujuba que um grande tesouro estava abandonado na Caverna do Dragão, Jujuba decide apostar a sorte e parte numa viagem para pegar o Tesouro to terrível Dragão.

Vilão ou Vilões - Eles são importantes
Tem jogos que o vilão só aparece no final do jogo, o que é bem chato porque ficar matando monstrinhos o jogo inteiro é rotineiro. Geralmente jogos apelam para um grupo de vilões bobões que tentam te atrapalhar durante o jogo (Equipe Rocket, Pokemon). Vários vilões dão ao jogo mais detalhes e consistência.

Para os vilões, faça as mesmas perguntas que para um herói.

Exemplo: Bolinha era um Cavaleiro solitario, após denuncias de ter abusado de seu poder, Bolinha foi demitido e jurou vingança contra o Rei. Bolinha vira um mercenário, até que um dia Bolinha escuta num bar que um tal de Jujuba está indo atrás do Tesouro do Dragão, Bolinha decide seguir Jujuba para pegar o tesouro antes que o Jujuba.

Personagens
Eles não são heróis, e nem vilões, mas fazem parte do jogo, jogos sem personagens para mim são jogos ruins, faça um personagem da mesma forma que um herói, mas sem muitos detalhes.

Exemplo:
Goma - É um bardo que viaja pelas tavernas de todo o mundo, Goma é muito vaidoso e chama a atenção das mulheres. Goma é gentil, menos quando está bêbado.

Roteiro - O jogo começa, finalmente!
Existem roteiros detalhados e uns resumidos, eu prefiro detalhados, onde eu coloco todas as falas e anotações importantes, você não precisa terminar o roteiro antes de começar o jogo. Se quiser, faça uma parte do roteiro e passe para o maker. Roteiros demoram para acabar.

Estou anexando um roteiro de um jogo antigo meu, tome como exemplo ele.

Dica: Não viaje muito no roteiro, pois com certeza vai trazer trabalho no próximo passo

Roteiro pronto, próximo passo: Coleta de Resources
Você colocou no seu jogo que um meteoro vai colidir com o planeta? Você tem isso a disposição? Não? Hora de vasculhar na internet! Se não achar, mude o seu roteiro.

Aproveite e procure músicas, chars, faces, tudo que você vai precisar futuramente.

Inovações, Scripts, essa é a hora.
Quer mudar o menu? A batalha? Faça agora! Porque se fizer isso durante o jogo, você pode danifica-lo, crie as inovações do seu jogo, se tiver.

Tudo em mãos! Posso começar o meu jogo?
Clarooooo

Créditos: RPG Make Brasil


Gente ta aí um site onde vc acha algumas coisas pra te auxiliar como: chars, musicas, scrits e tdo em geral para o seu game ficar bala.
www.jogosrpg.com.br

E pra nao esquecer qdo terminar o game coloque-o na área própria para as divulgações.
Dúvidas falem.

Abraços do FullRaptor jocolor jocolor afro
Ir para o topo Ir para baixo
Paidrew
Administrador
Administrador
Paidrew


Número de Mensagens : 368
Idade : 31
Localização : Brasil
Membro nº : 1
Alerta :
T ai Criando a base De um Jogo RPG Left_bar_bleue0 / 1000 / 100T ai Criando a base De um Jogo RPG Right_bar_bleue

Data de inscrição : 08/03/2008

Personagem
Nome: Kakashi
Classe:
Level: 1

T ai Criando a base De um Jogo RPG Empty
MensagemAssunto: Re: T ai Criando a base De um Jogo RPG   T ai Criando a base De um Jogo RPG EmptySáb Jun 07, 2008 3:29 pm

ta massa

as dicas tao legais

é bom pra kem ta começando

flws...
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.nexusword.tk
Neji
Moderador
Moderador
Neji


Número de Mensagens : 163
Idade : 31
Localização : Dados não disponiveis xD
Membro nº : 16
Gold : 7600
Alerta :
T ai Criando a base De um Jogo RPG Left_bar_bleue0 / 1000 / 100T ai Criando a base De um Jogo RPG Right_bar_bleue

Data de inscrição : 10/05/2008

Personagem
Nome: Neji
Classe:
Level: 1

T ai Criando a base De um Jogo RPG Empty
MensagemAssunto: Re: T ai Criando a base De um Jogo RPG   T ai Criando a base De um Jogo RPG EmptySáb Jun 07, 2008 4:40 pm

VLW vo faze um aqui massa!

Bom post
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.nexusword.tk/
F!N4LShare
Administrador
Administrador
F!N4LShare


Número de Mensagens : 363
Idade : 31
Localização : Embaixo de um Cogumelo
Membro nº : 4
Pontos : 2
Gold : 17150
Alerta :
T ai Criando a base De um Jogo RPG Left_bar_bleue0 / 1000 / 100T ai Criando a base De um Jogo RPG Right_bar_bleue

Data de inscrição : 07/04/2008

Personagem
Nome: *SQUEEZE*
Classe:
Level: 1

T ai Criando a base De um Jogo RPG Empty
MensagemAssunto: Re: T ai Criando a base De um Jogo RPG   T ai Criando a base De um Jogo RPG EmptySáb Jun 07, 2008 6:41 pm

belo tuto
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.nexusword.tk
Conteúdo patrocinado





T ai Criando a base De um Jogo RPG Empty
MensagemAssunto: Re: T ai Criando a base De um Jogo RPG   T ai Criando a base De um Jogo RPG Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
T ai Criando a base De um Jogo RPG
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» e um jogo meio vagabundo de rpg
» Criando uma Dungeon (Muito Simples)
» Criando Homunculus

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Makers :: RPG Maker :: RPG Maker VX-
Ir para: