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 O Basicão Do RMVX

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FullRaptor
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MensagemAssunto: O Basicão Do RMVX   O Basicão Do RMVX EmptyTer Jun 10, 2008 3:49 pm

Galerinha ai está o basicão do rmvx

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Quer aprender mais sobre RMVX, fazer bons jogos, aprender mais sobre Switchs, Variáveis, Condições e Eventos?

Leia este tutorial e fique por dentro!

Interface:

Veja a tela de início do RMVX, vamos analisá-la:

O Basicão Do RMVX Interfacedetalhes



Detalhe 1: Essa é a nossa Barra de Ferramentas, aqui temos atalhos para vários componentes do programa, que facilitam bastante a criação de um jogo.

Detalhe 2: Esse é o nosso Tileset. Um tile é um bloco gráfico com a imagem de algum tipo componente do mapa, por exemplo: Chão, paredes, caminhos, água, entre outros. O Tileset nada mais é do que um conjunto desses blocos gráficos, e se divide em 4 abas.

Detalhe 3: Essa é a nossa Árvore de Mapas, aqui se organizam todos os mapas criados em um projeto.

Detalhe 4: Esse é o mapa, aqui se aplicam os tiles(do Tileset) e os Eventos, que veremos daqui a pouco.


Configurações:

Existe uma ferramenta no RPG Maker chamada Banco de Dados, o Banco de Dados é usado para catalogar algumas características do projeto que está sendo feito.

A partir da tela inicial do RPG Maker, acesse o Banco de Dados pressionando F9 no seu teclado ou clicando no ícone do Banco de dados na Barra de Ferramentas(Detalhe 1 da Figura Anterior).


Analise a janela do Banco de Dados:

O Basicão Do RMVX Bancodedados

Os detalhes marcados são as Abas. Cada aba contém informaçãoes editáveis sobre o seu projeto.

Vamos definir as abas:

Personagens: Aqui podemos definir a quantidade de heróis presentes no jogo, suas classes, gráficos, faces, equipamentos e status.

Classes: Uma classe é uma "espécie" de herói. Você pode usar uma classe para cada herói ou heróis de mesma classe, como desejar.

Ítens: Aqui encontramos a listagem de todos os ítens presentes no jogo, seus efeitos e suas condições.

Habilidades: Esta aba lista todas as Habilidades que os heróis podem adquirir e suas definições gerais.

Armas: Aqui encontramos a listagem de armas que os personagens podem equipar.

Armaduras: Essa é a lista de armaduras e acessórios que os heróis podem equipar.

Inimigos: Aqui encontramos a lista de todos os inimigos que os heróis podem lutar contra.

Grupos Inimigos: Aqui vemos os grupos formados por inimigos da aba anterior.

Status: Aqui estão listadas todas as mudanças de estado do herói.

Animações: Aqui se encontram as animações de todos os ataques, efeitos, estados e danos sofridos durante uma batalha ou efeito especial.

Eventos Comuns: Aqui se encontram os eventos que são processados em todos os mapas, ainda chegaremos lá.

Sistema: Aqui são definidas algumas características do projeto.

Vocabulário: Nessa aba você pode definir as palavras usadas para cada função que aparece no jogo.


Mapa

No mapa, iremos "desenhar" o caminho do nosso herói. Ao voltar para tela inicial do RMVX, pressione F5 para habilitar a Edição de Mapas. Selecione qualquer uma das quatro ferramentas: Lápis, Retângulo, Círculo ou Preencher. Selecione um tile no tileset, e comece a desenhar o seu mapa.

Ao desenhar no mapa, você tem certos tiles que impedem o personagem de se mover. Exemplo: Colunas, água, árvores, pedras, etc. Você pode definir a propriedade de qualquer tile pressionando F4 no se teclado, habilitando as Propriedades.

Você deve perceber que o tileset ficou cheio de X e O. Como na figura:

O Basicão Do RMVX Propriedade

Você pode editar a propriedade de cada tile. Sendo X impassável, O passável e a "estrela" passável, porém o herói passa por trás do tile.

Para editar a propriedade de um tile, apenas clique com o mouse em cima de seu tile até ficar da maneira desejada.


Abraços jocolor jocolor
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MensagemAssunto: Re: O Basicão Do RMVX   O Basicão Do RMVX EmptyTer Jun 10, 2008 4:21 pm

muito bom vei

flws...
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MensagemAssunto: Re: O Basicão Do RMVX   O Basicão Do RMVX EmptyTer Jun 10, 2008 4:33 pm

bom topico man
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MensagemAssunto: Re: O Basicão Do RMVX   O Basicão Do RMVX Empty

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